sábado, 23 de março de 2013

Arco Recurvo com Molas de Kombi

Como era de se esperar, ainda não completamente satisfeito, continuei olhando alguns vídeos no são Youtube e me inspirei por fazer algo mais complexo.

O projeto agora, recaia sobre um arco recurvo com Riser de madeira e Lâminas de Kombi.

Primeiro fui atras de alguma madeira que servisse. Como ainda não tinha muita grana e também n˜åo queria gastar, comecei a dar umas bandas pelo bairro vasculhando aqueles tele-entulhos, que tinham bastante por aqui.

Não achei nada muito forte ou extremamente resistente, o melhor que consegui foi um caibro de eucalipto de 5x7cm com uns 2m de comprimento.

Com ele em mãos, desenhei o modelo com um gabarito de papel sobre a madeira e cortei com uma serra tico-tico. Depois usei um esmeril que tinha adaptado um disco de maquita nele que uso ar fazer as espadas e punhais.

Deu um certo trabalho, mas deu certo.

Nos ferros velhos da redondezas, só consegui colas quebradas ao meio, limitando o tamanho das minhas lâminas em 50cm, o ideal seriam pelo menos 70.

Conforme vi alguns videos de tutorias as molas serviam bem.

Um cara no Youtube mostrou um arco com seis molas, 3 em cima e 3 em baixo, sendo que uma ia na frente, outra atras e entre elas uma outra. Ele alegava que o arco dele chegava a 85 libras e isso me animou, pois como eu só tinha pedaços de 50cm das molas, assim eu poderia fazer um arco com suas 65".

Comecei a trabalhas a madeira do Riser para fazer dois arcos, um com duas molas (uma em cima e outra em baixo) e outro arco com as seis molas como comentei acima. Os dois risers tinham uma pequena diferença no corte para acomodar as lâminas conforme cada um.

Comecei dando mais tenção ao que iria colocar as 6 molas e ali fui aprendendo.

No fim das contas, aprendi com o primeiro e o segundo ficou 100 vezes melhor e acabei montando apenas o com duas molas.

O outro riser tinha uma rachadura que eu não percebi no inicio do trabalho e que acabou quebrando e o deixei de lado.

Fiquei muito satisfeito com meu trabalho. Apesar de curto, ficou muito bom e forte!

Dados técnicos do Recurvo:

Comprimento: 52"
Puxada: 26"
50 libras de força

Meu problema agora eram as flechas, pois a única que eu tinha, meu filho atirou ela em um arbusto com o arco de PVC e nunca mais eu consegui achar!!!!!

Felizmente uma amiga, que eu nem sabia que curtia arcos, quando eu mostrei meu trabalho me emprestou 3 flechas dela para eu ver qual eu me adaptava melhor antes de comprar as minhas. Ela me emprestou uma de fibra de vidro, uma de madeira e uma de fibra de carbono.

Seguem algumas fotos do arco e sua confecção:






















21 comentários:

  1. As fotos 3, 4 e 5 não são mais assim, pois era o primeiro riser que tinha feito e era de Pinho, mas desisti dele. A foto 10, também. As primeiras e as últimas estão mais perto do que ele é hoje!

    ResponderExcluir
  2. Colocar mais lâminas aumenta e muito a libragem na hora de puxar a corda, o problema é saber se toda essa força é transferida pra flecha ou não. Por ser um material muito resitente, a lâmina de aço pode apresentar essa libragem td por causa da resistência à dobra.
    Espero que sejam 80 libras transferidas pro disparo, seria um arco mto show =]

    ResponderExcluir
  3. eu sei o video que voce falou é o do mikitiv o arco dele parece ter ficado muito bom..gostei do seu com duas laminas é mais facil como voce fez para invergar as laminas e o quanto voce invergou e como feiz a parte para por a corda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para envergar as molas, apoiei em um tronco deitado, segurei uma das pontas com o pé junto ao chão e fui batendo com uma marreta de 5Kg bem próximo do tronco, curvando lentamente a lâmina no formato do tronco.
      Este que está nas fotos, não é o melhor. Estou fazendo outro e essa semana vou curvar as molas, daí vou tentar filmar e posto aqui no blog.

      Excluir
  4. eu queria fazer uns arco =/ pena que não sei kk , to tentando achar alguem que ensine

    ResponderExcluir
  5. Manda um email e trocamos algumas figurinhas!!! britto.poa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. cara qual a medida do seu riser podia colocar umas fotos dele e as medidas valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arco deste post tem um riser de 52cm, mas este foi o primeiro que fiz. Suguro usar como base o deste link: http://armoraria.blogspot.com.br/2013/05/arco-recurvo-rise-de-ipe-e-laminas-de.html
      daí este tem um riser de 60cm. Vou fazer um novo post com alguns modelos de riser com respectivas medidas.

      Excluir
    2. valeu pela dica mais e as laminas?

      Excluir
    3. as laminas vc faz com parafusos e mola de kombi amigo : )

      Excluir
  7. Therion pode me dizer se vc tem face pra vc me passa o projeto das molas? se tiver deixa ai no comentario...

    ResponderExcluir
  8. Fico show , tenta colocar maninho foto passo a passo ! ai facilita geral leva para um marcineiro e ele sabera fazer igual !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://armoraria.blogspot.com.br/2013/03/longbow-construcao.html

      Excluir
  9. Ola gostei muito do post e gostaria de usar ele como exemplo mas tenho algumas duvidas. como vc fez a corda? e como vc fez o lugar onde coloca a corda na mola?
    qualquer coisa me manda um e-mail
    bauauu@live.com
    parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A corda tem um processo para confeccionar. Uso fio de sapateiro enceredo. Primeiro testo a resistência do fio solo, uso algo parecido com uma bandeija de balança, mas você pode usar até um balde. Amarro uma ponta do fio a certa altura e a outra ponta na alça da bandeija e vou colocando aqueles pesos de balança (uso de 1/2 em 1/2 Kg) até que o fio estoure. Depois divido este valor pela potência do arco e adiciono 40 libras. Basta fazer a corda com o número de fios que seja a potência do arco + 40 libras. Exemplo: Se o Arco tem 50 libras de potência (23Kg) e o fio suporta 8Kg, Somo 40 libras (18Kg) e divido pela resistência do fio (23kg + 18Kg)/8kg isso dá 5,125, então arredondo para cima (mais resistência = maior segurança) assim, faço a corda co 6 fios (48Kg). Para fechar a corda e fazer serving vou postar um tutorial mais detalhado em breve.

      Excluir
  10. Fala amigo, o arco não ficou muito duro não? A flecha absorveu bem a força?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A flecha perde um pouco da força na resistência do metal, mas é uma ótima alternativa para primeiros projetos.

      Excluir
  11. Quais os cabos q voce usa ????

    ResponderExcluir
  12. Como é feito a corda/
    alessio2rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir